Resultado da Análise: Não, Prazo Fácil não é confiável para quem precisa de uma contagem de prazo assertiva. Veja abaixo o porquê:
A ferramenta Prazo Fácil conta com uma Calculadora de Prazos que considera matéria penal, cível e trabalhista nos cálculos.
Mas fique atento! A ferramenta não considera muitas suspensões de prazos dos Tribunais, o que pode ser prejudicial para quem precisa de assertividade na contagem de prazos.
Para que você fique por dentro, veja abaixo alguns pontos positivos e negativos de Prazo Fácil, bem como veja testes que fiz sobre a Calculadora:
Atenção: as informações aqui presentes foram extraídas da análise da ferramenta de prazos.
Pontos positivos de Prazo Fácil
A ferramenta considera alguns atos administrativos para suspensões, principalmente atos relacionados a feriados no calendário dos Tribunais.
Porém, diversos atos não são considerados!
Por exemplo, não são consideradas diversas indisponibilidades eletrônicas, nem períodos importantíssimos, como Recesso Forense, que sofre muitas variações nos Tribunais (você verá exemplos abaixo!)
Além disso, a ferramenta disponibiliza o cálculo por estados e munícipios, como várias outras concorrentes no mercado.
Ponto negativo de Prazo Fácil: Pouca assertividade na contagem de prazos
O ponto mais negativo de Prazo Fácil é a pouca assertividade em diversos cálculos realizados, sobretudo em relação a muitas suspensões ou períodos suspensos (como o recesso forense) que não são consideradas pela ferramenta.
Isso pode ser incômodo caso você necessite de uma contagem de prazos 100% assertiva.
Descubra qual é a melhor Calculadora de Prazo para você
Veja alguns exemplos em testes que fiz:
Teste 1: Cálculo de Prazos no TJGO não considerou uma transferência de feriado importantíssima no Tribunal
Atenção: Teste realizado em 10/11/2023
Nos testes que fiz, Prazo Fácil não observou uma importante transferência de feriado no TJGO.
No TJGO, em 2023, houve uma transferência do feriado de 26/07 (feriado da fundação de Goiás) para o dia 24/07 (Decreto Judiciário 2469).
De modo que o feriado consagrado à fundação da cidade de Goiás foi comemorado no dia 24/07/2023 (segunda-feira) no TJGO e os prazos processuais foram suspensos no dia. O dia 26/07 (quarta-feira) teve o expediente normal, com prazos fluindo.
Prazo Fácil não observou a alteração disposta pelo Decreto e manteve o dia 26/07 como feriado, ignorando a disposição do Tribunal:
No meu caso, eu tinha um prazo cuja data de publicação foi dia 25/07. Se eu não tivesse calculado em outra calculadora e visto os Decretos do Tribunal, provavelmente teria perdido meu prazo:
A outra Calculadora (que utilizo com mais frequência) me deu o prazo correto:
É preciso ficar de olho!
Teste 2: Cálculo de Prazos não considerou as suspensões devido chuvas em SP
Atenção: Teste realizado em 08/11/2023.
Nos testes que fiz calculando prazos no TJSP, a ferramenta Prazo Fácil não considerou as suspensões considerando as chuvas de SP.
Os dias 06/11 e 07/11 tiveram suspensões de prazos no TJSP, mas a calculadora está considerando como dias úteis na contagem:
Teste 3: Cálculo de Prazos não considera o Recesso Forense
Atenção: Teste realizado em 08/11/2023.
Nos testes que fiz calculando prazos cíveis no TJSP considerando já o período de Dezembro, a ferramenta Prazo Fácil não considerou o Recesso Forense na contagem.
Inclusive, a data final do prazo foi dia 28/12, no próprio Recesso, o que pode ser prejudicial para advogados que precisam de assertividade no Prazo.
Experiência de uso com a plataforma
A ferramenta oferece uma experiência de uso de aparência mais antiga em relação a outras opções do mercado.
Além disso, ao longo do uso, aparecem muitos anúncios que acabam atrapalhando bastante o uso.
Veja uma tabela comparativa e veja qual a melhor Calculadora de Prazos para você
Alternativas para utilizar no lugar de Prazo Fácil
Considerando as questões de Prazo Fácil, pode não ser a melhor alternativa para quem precisa de um cálculo de prazos assertivo. Veja algumas alternativas:
1) Legalcloud
A Calculadora de Prazos da Legalcloud oferece cálculos de prazos cíveis, criminais e trabalhistas, em 60 Tribunais e mais de 550 comarcas do país.
Segundo o site, é atualizada diariamente conforme as atualizações dos Tribunais (incluindo suspensões, prorrogações e indisponibilidades eletrônicas). Ela é utilizada por 350 mil usuários de acordo com seu site.
Das calculadoras analisadas, foi a única que passou nos testes realizados acima.
Conheça a Calculadora Legalcloud aqui
2) JusAssist
A Calculadora de Prazos Processuais da JusAssist oferece aos usuários a capacidade de realizar cálculos de prazos nas áreas penal, cível e trabalhista.
Ela proporciona a facilidade de calcular prazos em Tribunais por estado e municípios.
Porém, não considera diversos atos ou indisponibilidades, mas pode ser uma alternativa ao Prazo Fácil.
Conclusão: Prazo Fácil é confiável?
A ferramenta Prazo Fácil pode ser útil para prazos mais genéricos ou para quem não precisa de uma contagem 100% assertiva.
Isso porque ela deixa de contar com eventos importantes no cálculo, como muitos feriados, indisponibilidades e eventos de suspensão como questões climáticas e o recesso forense, como informado acima.
Caso você precise de mais confiabilidade e assertividade, outras opções podem ser mais relevantes e recomendadas.